Kariri Criativo agita Crato (CE) com o seminário “Raízes do Amanhã” e celebração da cultura como motor de desenvolvimento

Crato (CE), 8 de agosto de 2025 – O sul do Ceará recebeu, nesta semana, um marco para a cultura e a economia criativa regional: o lançamento oficial do programa Kariri Criativo, com o seminário “Raízes do Amanhã”, realizado nos dias 7 e 8 de agosto no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. A iniciativa foi conduzida pelo Ministério da Cultura (MinC), pelo Governo do Ceará, e contou com patrocínio do Banco do Nordeste e execução da Quitanda Soluções Criativas   .

Um programa-piloto com olhar integral sobre o território

O Kariri Criativo (também chamado de PKC) nasce como um projeto-piloto do Brasil Criativo, com investimento previsto de R$ 46 milhões. A iniciativa visa impulsionar a produção, comercialização e o consumo de bens e serviços culturais e criativos, integrando expressões tradicionais, tecnologia, inovação, formação e governança, num modelo de desenvolvimento alternativo e sustentável para o Cariri  .

Seminário “Raízes do Amanhã”: arte, debate e experimentação

A programação do evento incluiu mesas temáticas sobre educação criativa, sustentabilidade, governança e formação, além dos Kariri Labs — laboratórios de cocriação que percorreram linguagens como música, artes cênicas, gastronomia, audiovisual, design, moda e artesanato, distribuídos em diversos espaços do Cariri  .

Um pacto por territórios criativos

Durante a solenidade de abertura, foi assinado o Pacto Kariri, uma articulação entre universidades, prefeituras e instituições parceiras para fortalecer a economia criativa da região .

Para Cláudia Leitão, com a reativação da Secretaria de Economia Criativa e o lançamento do programa, o MinC reafirma o protagonismo na implementação da Política Brasil Criativo, reposicionando a cultura como elemento estratégico para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e político dos territórios criativos .

Frase destacada de Cláudia Leitão:

“Que o Pacto Kariri Criativo contribua, como piloto que é, para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e político de territórios criativos por meio e a partir da Cultura!”